Ogum é o senhor da metalurgia, tendo domínio sobre o ferro e o aço e todas as ferramentas feitas com esses materiais, como a lança, o martelo, a faca, a ferradura e a enxada. Uma boa ferramenta é feita de ferro e aço forjado no fogo e na ciência.
Se o médium é um instrumento para trabalhar para o próximo, ele é uma ferramenta do bem, como tal precisa ser forjada na temperatura certa, e para isso, é necessário que o “ferreiro” tenha a sabedoria para tanto. Fogo sem ciência não é nada!
“Mediunidade é sinônimo de sacerdócio espiritual. Temos nela um elo de comunicação com um plano da vida que é invisível à maioria e só uns poucos clarividentes podem vê-lo e descrevê-lo.” [1] (SARACENI, 2008, p. 30)
A ciência de Ogum transformou o mundo. Foi forjando o ferro e o aço que ele criou as ferramentas que servem os homens até hoje. O que seria do camponês sem uma enxada? Ou do carpinteiro sem seu martelo? Por isso que, para forjar pessoas é preciso ciência.
Ogum tem o poder do ferro que abre caminho em qualquer terreno que se possa imaginar. Ele movimenta a vida das pessoas, ele mostra a direção para o médium seguir. É preciso ter em mente que a “mediunidade é um sacerdócio espiritual”.
[1] SARACENI, Rubens, 1951. Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada. São Paulo, Madras, 2008.
コメント