top of page

Sabedoria e Poder

Rainha da água doce, Oxum é a dona dos rios e cachoeiras, cultuada na Umbanda e Candomblé, religiões de origem africana. A segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino. Cultuado no dia 08 de dezembro, onde comemorado o dia de uma das mais queridas Orixás da Umbanda e Candomblé; a deusa do amor, da fertilidade e da riqueza.

Oxum é considerada a deusa do amor, mãe da fecundidade ela traz a vida, semeia as terras, fecunda a natureza, mas também é dona do ouro e da riqueza. Sem ela o mundo não tinha progredido. Não é por acaso que o metal mais precioso do mundo pertence à ela, Oxum é dona do ouro, sua magia é sem igual, capaz de faz nascer vida onde há somente pedras.


Sua saudação é muito escutada nos terreiros: “Ora iê iê Mamãe Oxum”. Assim é tratada a Orixá que é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, por pertencer às forças da natureza é cultuada na Umbanda e no Candomblé. Oxum é a segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino. Além disso, é vista como deusa do ouro e do jogo de búzios.

Comentarios


bottom of page