Neste dia 15 de novembro ela completa 113 anos. Parabéns à Umbanda, parabéns aos Umbandistas que com força, coragem e resistência contribuíram e contribuem para que está história continue sendo escrita.
*Por: Mãe Gardênia d´Iansã
Hoje é o Dia Nacional da Umbanda! A Lei nº 12.644, de 16 de Maio de 2012, oficializou o dia 15 de Novembro como Dia Nacional da Umbanda. “Enquanto o silêncio dos pretos velhos te emocionar, seu caminho é e sempre será a Umbanda”.
“Ser umbandista é ser livre, seu maior guia é sua consciência!”
Essa data celebra a religião da Umbanda, considerada totalmente brasileira e criada a partir de características e misturas de crenças do catolicismo, espiritismo e demais religiões de origens africanas e indígenas. Os umbandistas sofreram preconceito e discriminação por causa da religião no Brasil. Muitos associavam suas práticas umbandistas como satânicas.
“Não temo nada de ruim em meu caminho. Metade de mim é intuição e a outra metade é proteção dos meus Guias e Orixás.”
No entanto, a Umbanda é mais um exemplo da rica diversidade cultural brasileira! Normalmente, os cultos são feitos em terreiros, onde os espíritos de caboclos, pombagiras, orixás e crianças, incorporam nos médiuns, fazem aconselhamentos ou abençoam as pessoas presentes. A data, no entanto, já era comemorada por milhares de pessoas - principalmente os umbandistas - há muito tempo, pois foi a data em que o espírito do Caboclo das Sete Encruzilhas anunciou a fundação de uma religião chamada Umbanda.
“Eu vi chover, eu vi relampear, mas mesmo assim o céu estava azul. Tambor e pemba, folhas de jurema, Oxóssi reina de norte a sul!”
留言