top of page

Guardião e Protetor

Exu é a entidade que rege as segundas-feiras. Essa força é representada pelas cores vermelho e preto, simbolizando a absorção de conhecimento e a ativação desse potencial. Sete ferros presos a uma base compõem o instrumento para o ritual que chama Exu para esse plano. A saudação de Exu é Laroiê, que significa Salve Exu!

Normalmente as pessoas começam a segunda feira com os ânimos em baixo, falta energia e gás e muitas vezes dá vontade de ficar em casa debaixo dos cobertores. Para ter mais gás, energia e disposição para começar a semana, o ideal é utilizar uma peça de roupa de tom vermelho, e o velho é do Exu.

Na Umbanda, Exu não se apresenta como Orixá, mas como mensageiro e guardião e protetor dos templos e terreiros. Trabalha conduzindo energias pesadas, desfazendo demandas e é responsável pela abertura de caminhos, como preconiza a tradição. Costuma ser cultuados geralmente no primeiro segunda-feira do mês, ou no primeiro dia de abertura dos trabalhos, para proteger os templos de energias perversas e malignas.

Bem ao contrário que muitos dizem e pensam, Exus não são entidades do mal. Eles são muito confundidos com quiumbas, que são espíritos inferiores, zombeteiros e trevosos que apresentam-se com a falsa roupagem de Exus e chegam nos templos somente para beber e fumar demasiadamente, disseminar fofocas e praticar a maldade.

Comments


bottom of page