“...o mar tem uma grande ciência, ele muda a posição dos ventos, quando há uma grande tempestade os pedidos são feitos que ela vá para as profundezas do mar. É assim na vida das pessoas, quando se encontrar em dificuldades vá para o mar, pise na onda, sua energia começa a descarregar o negativo, mas também devemos ir ao mar para agradecer as vitórias...”
Na Umbanda que cultuamos, de caráter tradicional, uma das sete linhas principais de Umbanda está a força do mar. Sendo regida pela Orixá da vida, Iemanjá. Nesta linha podemos encontrar figuras incríveis como os sempre positivos marinheiros, trazendo alegria e um jeito bonachão com seu gingado e suas conversas de alto-mar.
Encontramos também, as enigmáticas sereias e seus cantos belíssimos, que segundo as lendas, podem encantar um homem a ponto do mesmo perder seu raciocínio e ir parar no fundo do mar. Ainda encontramos os calungas, Exus ancestrais que tem uma ligação tremenda com o povo e a energia marítima. O mar tem ciência!
O Mar é o local mais extenso do planeta, ocupando 3/4 de toda a extensão territorial e tão profundo que nem sequer conseguimos mensurar ou conhecer mínimo dos seus mistérios. Logo os encantados e espíritos afins com a energia marinha também são encontrados aos milhares. Alguns são conhecidos das lendas e mitos, além das culturas e religiões. Outros nem sequer possuem nomes conhecidos, devido a grande quantidade de entidades que podemos encontrar no mar.
Comments